Por Marcos Saad, sócio da MEC Malls e presidente da ABMalls
Anualmente, é realizado o congresso Smart Cities na Espanha na cidade de Barcelona, que discute o papel das cidades no caminho para a construção de espaços mais conectados, inovadores e responsáveis com o meio ambiente.
Neste ano, evento aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro. Foram três dias de palestras, debates e networking.
Barcelona é palco deste importante evento por figurar no top 3 das cidades inteligentes europeias e, por isso, recebeu estandes de vários países dos seis continentes e empresas internacionais para debater tecnologias e soluções inovadoras e sustentáveis para melhorar e facilitar a vida das pessoas.
Com o advento da tecnologia 5G, a inovação ganha um espaço nunca imaginado nesta difícil tarefa de otimizar a mobilidade urbana, aliada à Inteligência Artificial (AI).
Durante o Smart Cities, foi possível conhecer as diversas propostas de transportes autônomos, via terrestre e aérea, que, em breve, atenderão às pessoas de forma totalmente integrada. Os cidadãos de Seul (Coréia do Sul), por exemplo, poderão em breve se deslocar de forma planejada, e com horários coordenados entre os meios de transporte público, tendo à sua disposição ônibus, carros, trem, metrô e drones – todos autônomos – além de bicicletas e motos, movidos a energia elétrica.
Durante o deslocamento, através do reconhecimento facial, poderão ser informados sobre entregas de produtos em sua residência através de drones, ou contar com um serviço inteligente de envio do seu carro autônomo para carga elétrica enquanto o passageiro está em deslocamento até ali.
Como os países e cidades fazem parte disso? Aqui, na região da Catalunha, na Espanha, o Poder Público está oferecendo a oportunidade de empresas de menor porte e startups terem o seu próprio nano satélite para a cobertura de regiões periféricas. Assim, permitem a oferta de serviços aos residentes nestas áreas. Elas, inclusive, terão a possibilidade de agendarem o transporte público para passar em frente às suas residências no horário estabelecido.
Outra novidade são as câmeras com reconhecimento facial, que já trabalham a favor da identificação de todos os pedestres, melhorando a segurança através da diminuição dos níveis de criminalidade. Já existem câmeras que reconhecem, inclusive, os armamentos, alertando, de forma automática e imediata, as forças de segurança.
Todos esses itens reunidos proporcionam um deslocamento mais racional e sustentável das pessoas, com redução do tráfego e aumento da segurança – algo indispensável nas smart cities.
Hoje em dia, já existem diversos programas que permitem o monitoramento de todas as variáveis existentes em uma cidade, incluindo clima, temperatura, tráfego, criminalidade, índices de poluição, etc. Com a tecnologia, ficará mais simples focar em energia limpa e no tratamento de resíduos sólidos e líquidos.
Com uma cidade mais segura, conectada, responsável com o meio ambiente e focada em mobilidade, bairros planejados serão ainda mais comuns. Ali, produtos de primeira necessidade e serviços devem estar disponíveis próximos ao adensamento residencial em cada bairro, reduzindo a mobilidade e otimizando a qualidade de vida das pessoas.
Os strip malls – ou centros comerciais de rua organizados – são a melhor solução para oferecer ao público residente estes produtos e serviços dentro de um mesmo espaço, por meio de um ambiente agradável com vagas de estacionamento gratuitas, segurança, manutenção e limpeza.
A você, empreendedor, recomendo ficar atento à melhor forma de planejar a integração da inovação, inteligência artificial e mobilidade em seus empreendimentos. Assim, é possível oferecer espaços organizamos aos lojistas e conforto para os consumidores.
Smart Cities e Strip Malls convergindo para a criação de um mundo melhor para todos!