É comum que muitas pessoas confundam os objetivos de negócios como shoppings, malls e Strip Malls. Embora pareçam coisas semelhantes, é importante destacar que cada um tem um público específico e funciona de maneira particular. Nós, como especialistas em Strip Malls, vamos te explicar melhor a diferença entre cada um.
Nas grandes cidades, esses três espaços convivem muito bem entre si. É possível, inclusive, existir um shopping center em frente a um Strip Mall sem problema algum, atendendo ao mesmo público.
Quer entender melhor o momento de compra no shopping center, no mall e no Strip Mall? Nós te explicamos!
O que é um Strip Mall?
Strip Malls são empreendimentos que surgiram nos Estados Unidos, porém têm crescido cada vez mais no Brasil. Geralmente projetados em espaços abertos, eles abrigam lojas menores, com um mix específico, voltado mais a serviços e conveniência.
Geralmente, o Strip Mall fica localizado em bairros mais restritos e com circulação regional, sendo visitado por moradores do entorno que precisam ter acesso, de forma rápida, a serviços do dia a dia, tais como supermercado, academia, caixa eletrônico, pet shop, manicure, etc.
O mix de produtos e lojas oferecidos no Strip Mall é bastante diversificado e focado em serviços, como dissemos acima. Então, é imprescindível oferecer conveniência ao cliente, com salões de beleza, docerias, lanchonetes, academia, clínica de estética, lotérica, entre outros.
O foco no Strip Mall são as compras rápidas. Por isso, ele é mais rápido inclusive para chegar e sair, já que comporta outra modalidade de consumo. Estima-se que, em média, o cliente passe cerca de meia hora no Strip Mall.
O que são shopping centers e malls?
Um shopping, para ter essa denominação, precisa ser um espaço com “área bruta locável” grande, acima de 25 mil metros quadrados. A administração é feita por grandes grupos empreendedores e o mix de lojas mescla serviços com vestuário, entretenimento, etc.
Outros pontos considerados no shopping, além do espaço, são aspectos arquitetônicos e urbanísticos. O estacionamento costuma ser fechado e coberto, as ações de marketing são unificadas e o cliente passa mais tempo ali – cerca de três horas – fazendo compras, refeições, indo ao cinema, entre outras atividades.
Já o mall, que muitas vezes é confundido com shopping, comportam-se como eles no Brasil, mas, em alguns casos, são um pouco menores que os shoppings tradicionais. Podem, ainda, não ter lojas âncoras (aquelas maiores que as demais e que atraem mais pessoas). Os serviços e localização, no entanto, são parecidos.
De forma geral, existem diferenças arquitetônicas, administrativas e de marketing entre Strip Malls e shopping centers. Por isso mesmo, ambos os negócios podem conviver em harmonia e atender a públicos diferentes.
Cada vez mais, os Strip Malls se mostram uma opção interessante para quem deseja posicionar o seu negócio em um espaço seguro, com gestão especializada e público qualificado. Os custos são menores na comparação com os shopping centers e as possibilidades, inúmeras.